domingo, 17 de maio de 2009

Kruzenshtern.

Na quarta-feira, competindo na Atlantic Challenge 09 (trecho Vigo - Tenerife), chega a Santa Cruz o bonito navio escola russo Kruzenshtern (ex-Padua). Trata-se do segundo maior velero do mundo ). Permanecerá até hoje pela tarde, em que partirá com os restantes participantes na regata para Halmiton, Bermudas depois de 2.600 milhas de percurso.
Vemos os preparativos a sua chegada, quando a tripulação se esfuerza enquanto engalana e prepara o navio para a visita do público. Em dias posteriores o navio se apresta para a longa travesía fazendo acopio de combustível ( 14 "cubas" com mais de 400.000 litros) e abundantes víveres.Cadeia de transporte, ao estilo "tradicional".
Curiosidade feminina...
Lembrança de seu antigo nome: Padua.
O navio recebe o seu nome em homenagem ao Almirante Adam von Kruzenshtern (1770-1846), que foi um dos mais importantes navegadores do seu tempo e primeiro russo a circunavegar a Terra. Esta é segundo maior veleiro do mundo, após o também russo Sedov. Em seu popa e, em caracteres cirílicos, ostenta Kaliningrado como porto de matrícula, conquanto está baseado no também porto báltico San Petersburgo.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Sem comentários: