segunda-feira, 26 de abril de 2010

CS "Leon Thevenin" na Graciosa

Nos últimos dias (22,23,24-Abr.) contamos na ilha Graciosa, com a presença do navio francês de cabos-submarinos, “Leon Thevenin”, este navio foi desenhado para operações de manutenção e está completamente equipado para trabalhar sob condições de mar difíceis, quando requerido pode ser utilizado com lança-cabos, o navio esteve a executar um trabalho de reparação do cabo- submarino. O “Leon Thevenin”, têm como base Brest, França, onde permanece em permanente stand-by, preparado para navegar no Atlântico, é o navio mais activo a nível de manutenção de cabos-submarinos no Atlântico.
Por mim podia voltar todos os anos, mas quem não deve achar muita graça a essa id€ia será a Portugal Telecom.
O navio ostenta o nome de um Eng. Francês, Léon Charles Thévenin (30-03 1857- 21-09- 1926) foi um engenheiro telegrafista francês que estendeu a Lei de Ohm à análise de circuitos elétricos complexos. Nasceu em Meaux e se graduou na Éxcole Polytechnique em Paris em 1876. Em 1878, integrou-se ao grupo de engenheiros telégrafo (que subsequentemente se tornaram a PTT Francesa), ele inicialmente trabalhava no desenvolvimento de linhas de telégrafos subterrâneas de longa distância da França antiga.
Nomeado professor e inspector da École Superieure em 1882, Thévenin tornou-se cada vez mais interessado em problemas de medidas em circuitos elétricos. Como resultado do estudo das Leis de Kirchhoff e da lei de Ohm, ele desenvolveu seu famoso teorema, o Teorema de Thévenin, que torna possível calcular correntes em circuitos elétricos complexos.
Caracteristicas:
Nome: Leon Thevenin
Ano de construção: 1983
Estaleiro: Société Nouvelle des Ateliers e Chantiers de Havre (262)

Nº Imo: 8108676
Comprimento: 107 mts
Boca: 17, 80 mts
Calado: 6,24 mts
Bandeira: Francesa
Operador: France Telecom Marine
Potência da máquina: 3800 hp
Velocidade cruzeiro: 15 nós
Deslocamento: 6820 tons
Este navio tornou-se famoso ao ser usado com um robot submarino, para a recuperação da caixa negra do voo da Air India 182, Boeing 747, que em 1985 foi alvo de um ataque bombista em pleno voo, tendo se despenhado no Atlântico.
(©) Copyright fotos: 1ª a 6ª, MM Bettencourt; 7ª e 8ª Victor Fonseca.
Fonte: The Free Lance-Star; Wikipédia.

Sem comentários: