quinta-feira, 29 de julho de 2010

"Electra" embarcando o Piloto no Ferry "Express Santorini"



Segundo vídeo da série "Electra", realizado mais uma vez pelo simpático Cte. Stefanos Papadopoulos, desta vez relativo ao embarque do "nosso" Piloto, Rui Carvalho.

14 comentários:

ErrE disse...

Caro MMB

Compreendo a tua preocupação com alguns comentários "foleiros" que por aqui têm aparecido de alguns corajosos "anónimos" acerca destes pequenos filmes.
O que a nós nos faltava era que uns senhores da metrópole nos venham dizer o que a "vida do mar" é, como sabes "vozes de burronão chegam ao céu".

Abraço

ErrE

Manuel Bettencourt disse...

Meu caro Amigo, tenho pelos Pilotos em geral e pelos da APTG em particular grande respeito e admiração. No caso dos Pilotos da APTG, valorizo o seu trabalho pois é feito muitas vezes sem ter todos os meios ao seu dispôr, e em condições dificeis, pois o Atlântico ás vezes está stressado.

Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

http://www.diariodosacores.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=6288:1256-embarcacoes-estao-nas-7-marinas-dos-acores-marinas-de-sao-miguel-sao-as-mais-caras&catid=26:destaques

Manuel Bettencourt disse...

Caro Visitante, Obrigado pelo link, é um bom trabalho este publicado no jornal diario dos Açores.
Cumprimentos,
Manuel

paulorenato disse...

Boa amigo Manuel,mais um lindo video.Este ainda parece ser mais espectacular por se ver a Electra tao perto e o permenor de a ver rasgar o mar... lindo!!.
Obrigado por publicares estes lindos videos e parabens aos seus realizadores e "autores"eheh
Um abraco
Paulo

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Paulo Renato, também acho que o vídeo é bonito, e fico contente que o amigo que é apreciador de lanchas de pilotos goste, tenho que aprender a fazer e editar vídeos, para um dia publicarmos aqui mais uns vídeos da Electra.
Um Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Caro Manuel,

Afinal qual é o seu problema em publicar as minhas questões?

Não fui mal educado nem pretendo ofender ninguém, não entendo a razão pela qual estou a ser alvo de censura!

Unknown disse...

Caríssimos colegas, e comentadores deste blogue, é com grande espanto que assisto a comentarios, muitos deles anónimos, maliciosos e de pouco ou nenhum valor técnico.
Cabe a cada Piloto nas suas manobras, decidir qual a velocidade de embarque que mais lhe convem, só ele poderá no momento avaliar as condições da ondulação, balanços do navio, habilidade do Mestre da Lancha, qualidades técnicas da lancha, altura da porta de embarque etc, neste caso específico a porta de Piloto do Santorini fica á altura do convés da lancha, o que permite um embarque fácil. Não entendo como certos colegas da Metropole habituados muitas vezes a navegação fluvial, pôem em causa o nosso profissionalismo.
Os Pilotos desta Administração em causa, são pessoas responsáveis e não executam embarques que ponham em causa a sua integridade fisica nem a dos tripulantes das lanchas.

Rui Carvalho disse...

Caro Manuel Maria

Li com espanto os comentários que me enviaste.
Acho que não te deves preocupar com quem se enconde atrás do anonimato para ofender, ainda por cima injustamente.
Só gente que acha superior ao seu semelhante é capaz de tamanhas alarvidades.

Começo a dar razão a muitos dos colegas desses portos quando dizem viver rodeados de víboras.

Se considerares conveniente desliga os comentários do Blog e poupa-te as tuas energias para as coisas positivas da vida.

Abraço

Rui Carvalho

paulorenato disse...

Eh por ai meu amigo! venha de la esses videos que aqui o Paulo agradece,como eh bonito ver essas lanchas pilotadas com mestres(a minha homenagem) para que o nosso PILOTO possa ser o homem da manobra do navio que chega ou parte.Olha!! aqui o teu amigo no CANADA agradece!!!!
Um abraco
Paulo

Manuel Bettencourt disse...

Caro Sr. Piloto Sénior, Menbro da Apibarra, EMPA e IMPA.
Em primeiro lugar quando o Sr. decidiu fazer um comentário neste blog, reparou certamente que o seu comentário ficou sujeito a aprovação do proprietario do blog (neste caso eu), eu é que decido se publico os comentários ou não, não é ninguem que eu não conheço nem quero conhecer que me vem dizer quais os comentários que eu dêvo ou não aceitar.
Eu não fiz nem vou fazer uma avaliação do seu caracter, porque não é por uns comentário que eu não gostei que o vou fazer, é claro que o Sr. quando me chama de pequeno e mesquinho me está a ofender, se fizesse o mesmo não estaria a ofendê-lo? mas não se preocupe que não o vou fazer.
Não vale a pena fazerem mais comentários Anónimos ofendendo quer a mim quer aos meus Amigos, por isso decidi que quem quiser fazer comentários terá que se identificar.
Cumprimentos,
Manuel

Manuel Bettencourt disse...

Caro Paulo Renato, os vídeos da lancha de Pilotos que tanto gosto não acabam aqui, muito pelo contrario apenas começaram.
Um Grande Abraço,
Manuel

Xico disse...

Caro Sr. Piloto Guilherme Bettencourt,

Embarcar num navio a 16 nós é SEMPRE uma manobra perigosa e não depende da avaliação do Piloto em questão.

Posso enunciar-lhe várias situações que acontecem com frequência (simples escorregadela, cabo no hélice da lancha, paragem súbita dos motores da lancha por sobreaquecimento ou falha mecânica, perda de governo da lancha devido ao cachão do navio, etc...)e que a uma velocidade de 16 nós podem ter consequências catastróficas para o Piloto, para a Lancha e para a sua Tripulação. Se não sabia aconselho-o a ler alguns manuais e recomendações internacionais existentes acerca deste assunto. Seja humilde e aceite uma crítica construtiva. Como Capitão da Marinha Mercante e Piloto Sénior todos dias aprendo algo novo - custa-me ver alguém tão novo já com os olhos fechados.

Sr. Manuel,

Não pretendo ofende-lo nem a si nem aos seus amigos, mas quando vejo publicada na Internet uma situação que é manifestamente perigosa, não posso deixar de a comentar. Admito que possa ter levado a mal algum comentário menos polido e por isso peço desculpa. Sigo atentamente o seu blog e por isso não gostaria de ver uma situação menos correcta aqui publicitada como se de um acto de heroísmo se tratasse. Os Pilotos não são heróis, são técnicos altamente especializados que contribuem de forma decisiva para a realização de manobras seguras nos portos e não o contrário!

Cumprimentos,

Manuel Bettencourt disse...

Caro Sr. Piloto Xico, a vida é curta de mais para demorarmos muito tempo a desculpar os outros até porque como calcula eu também cometo erros e também pêço desculpa, e fico contente quando a desculpas são aceites, por isso o que lá vai lá vai.
Já no comentário anterior respondi em parte á sua questão, certamente compreende que não me sinto muito á vontade para debater questões técnicas sobre Pilotagem.
Os nossos Pilotos são pessoas responsaveis, que preveligiam a segurança, não tenha dúvidas disso, muita vezes exercem o seu valioso trabalho sem ter todos os méios disponiveis, e em condições dificeis, lembro-lhe que antes da bela Lancha de Pilotos Electra os nossos Pilotos embarcavam numa lancha com poucas ou nenhumas condições de segurança, chegou a ficar presa debaixo do Golfinho Azul, e apesar de operar a muita baixa velocidade, corria-se maior risco nela do que nesta, mas esta é apenas a minha opinião.
Sendo o Sr. Piloto Sénior, tal como o meu Amigo e Piloto Sénior Guilherme, fica aqui expressa as duas opiniões.
Pêço a todos em nome da Grande Admiração que eu tenho por Todos os Pilotos e pela sua importante missão que esta discussão não seja feita aqui pois dará uma imagem de divisão entre colegas, e este blog não têm intenção de criar mal estar entre pessoas, principalmente quando envolve Amigos que eu tanto respeito.
Cumprimentos,
Manuel