sábado, 25 de setembro de 2010

Navio Oceanográfico Francês "BEAUTEMPS-BEAUPRÈ"

Fotos do navio Oceanográfico francês, "BEAUTEMPS-BEAUPRÈS", atracado no porto de Ponta Delgada no dia 20 de Setembro. Este navio oceanográfico polivalente destinado a missões de oceanografia e hidrografia é pertença da Marinha Francesa, uma vez que a sua construção avaliada em 76 milhões de euros, foi financiada em 95% pela Marinha Francesa e 5% pelo Instituto Ifremer, tendo tido percentagens de financiamento totalmente diferentes do seu irmão o conhecido "Pourquoi Pas?".
O navio ostenta o nome do Engº Cartografo Hidrográfico francês, Charles-François Beautemps-Beauprès, que nasceu em La Neuville-au-Pont, a 6 de Outubro de 1766 e que morreu a 16 de Maio de 1854 em Paris, é considerado o pai da hidrografia moderna.
O navio têm 80,64 mts de comprimento; 14,90 mts de boca; calado máximo 6,90 mts; tonelagem de arqueação bruta 3292 tons; tonelagem de arqueação líquida 2125 tons; porte 1140 tons; a sua guarnição é constituída por 26 tripulantes e 25 cientistas.
(©) Copyrights fotos:António M. Dias Simas, Ponta Delgada.

2 comentários:

paulorenato disse...

Caro Manuel estou a estranhar o silencio,nao recebeste nada ainda?
Um abraco
Paulo

Manuel Bettencourt disse...

Caro Amigo Paulo Renato, Obrigado já recebi os espectaculares contentores, na 6ª feira, enviei um mail para si no sabado, confirme se chegou porque se não terei que reenviar.Por favor diga-me se recebeu o mail, pois esse é importante para mim.
Obrigado pela sua generosidade.
Um Abraço,
Manuel