domingo, 26 de setembro de 2010

N/M "ELINOR MARIT" na Praia da Vitória

Apareceu por cá, arribando, este pequenito cargueiro de quase 50 anos de vida marítima activa para uma pequena reparação na sua electrónica. Ao leme um valoroso Viking Norueguês, velho lobo-do-mar habituado a estas andanças de fazer flutuar Drackkars pelos mares de todo o mundo. Herdeiro do lendário Eric, o Vermelho por certo, garantiu-nos que a saúde da embarcação permitir-lhe-á navegar em trabalho mais 50 anos lá pelas bandas de St. Pierre - Canada.
Nome: ELINOR MARIT
Data e Hora da entrada: 18-09-2010-12:30
Indicativo de chamada: LNDM
Nº IMO: 7304766
Porto de registo: HAUGESUND.
Bandeira: NORUEGA.
Ano de construção: 1961.
Comprimento f. a f.: 34,80 mts.
Boca máxima: 6,20 mts.
Porte (DWT): 250 tons.
Arqueação bruta: 167 Mtons.
Arqueação líquida: 98 Mtons.
Calado máximo à entrada: 3,00 mts.
Último porto: LOWESTOFT (R.U.).
Próximo porto: ST. PIERRE (CANADA).
Potência da máquina principal: 310 HP.
Armador: Allen Mahe - St. Pierre.
Nome do Comandante: Magne Risa (NORUEGA).
(©) Copyrights texto e fotos: Rui Carvalho, Praia da Vitória; Imagen: Google Earth.

6 comentários:

Nuno Barata disse...

Uma excelente geração de pequenos navios. Fortes, bem construidos, boas máquinas e versatilidade. Há por aí muitos mais do que somos capazes de imaginar.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Nuno Barata, Obrigado pelo comentário, mas tenho que referir que este post é da autoria do amigo Rui Carvalho. Ao ver as fotos deste navio lembrei-me do navio que está em viagem da Noruega para o Pico mais concretamente para a EBP, são parecidos, aliás este também me faz lembrar o "Ponta da Barca".
Vejo também que gostas de modelismo gostei de ver a tua página sobre os modelos da britains, também é um hobbie que gosto mas dedico-me mais a máquinas de construção e equipamentos portuários.
Abraço,
Manuel

Nuno Barata disse...

Obrigado.
na verdade não me dedico ao modelismo, apenas tinha guardados alguns brinquedos antigos (nunca fui de partir) que resolvi desempacotar quando nasceu o meu filho. Na verdade enquanto só tive filhas nem me lembrei que esses brinquedos existiam. Entretanto, procurando coleccionadores, descobri que me faltavam alguns e que tinha outros em demasia, então fiz umas trocas e uns negócios mas nada de especial. Gostava de ter tempo para me dedicar a eles mas infelizmente só talvez depois da reforma lá para os 70 ou 75 anos.LOL.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Nuno, podes te reformar mais cedo basta seres deputado e fazeres umas legislaturas que ficas tão cansado que te dão a reforma, não falha, assim depois podes te dedicar ao Modelismo, hheehh, eu é que vou ter que subir a escada do empilhador com 70 anos aiaii, vai ser lindo, mas talvez nessa altura já tenhamos portos fantasma com em Roterdão, enfim temos que ter esperança.
Abraço e volta sempre,
Manuel

simão bessa disse...

Amigo Manuel,repara bem que este barco,é da mesma nacionalidade do Ponta da Barca,e sabe-se lá se este barco não foi feito no mesmo estaleiro que o «nosso» Ponta da Barca.

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Simão, é algo para se investigar.
Abraço,
Manuel