quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Porta-contentores com proa X-Bow


É sempre com grande prazer que faço esta pequenas "viagens", até à casa mãe do "meu" N/M "Ponta da Barca", digno representante nos Açores da Ulstein Group, para além disso, este estaleiro norueguês, têm um site dinâmico, com muita informação, divulgando muito do seu trabalho, mas também acções solidárias, e até uma maneira diferente de encarar a gestão de uma empresa, com a distribuição de bónus entre os seus colaboradores, dispondo de uma página onde nos presenteia com várias possibilidades de downloads, desde música, wallpapers, ficheiros pdf, etc. Sendo um estaleiro sempre em busca da inovação, público imagens de um projecto para um porta-contentores com a proa X-Bow ( ficheiro).
Deadweight: 13 800 tons.
Arqueação bruta: 10 800 tons.
Arqueação Líquida: 4300 tons.
Comprimento: 150, 97 mts.
Boca: 23,50 mts.
Capacidade: 1258 TEUS
Motor: MAN B&W 6S50 ME-B9 10 680 KW.
Velocidade: 18,2 nós.
(©) Copyrights imagens: Ulstein Group.

8 comentários:

Tiago Neves disse...

Uma grande empresa, que por acaso criou o meu navio favorito, o Abeille Bourbon. Este tipo de casco também é bastante interessante, e acredito que seja uma solução a adoptar no futuro por outras empresas do ramo.

Parabéns pelo post!

Cumprimentos,
Tiago Neves.

Manuel Bettencourt disse...

Obrigado Tiago, também gosto desse tipo de navio, têm um vídeo espectacular no youtube do "teu" Abeille Bourbon, para te ser sincero não sabia que era design da Ulstein, obrigado também pela info.
Abraço,
Manuel

simão bessa disse...

Este potra-contentores,o seu design é muito interessante.
Desejo-lhe os parabéns porque acho que isto mostra nos Açores que há pessoas que se interessam por todo o tipo de navegação.Isto sim é que são os verdadeiros «mestres»

Manuel Bettencourt disse...

Obrigado Simão, como sei que também gostas destas inovações, aconselho-te a ires ao site da Ulstein Group, têm lá Wallpapers e vídeos espectaculares.
Abraço,
Manuel

Orlando Miguel08 disse...

Realmente este navio é curioso, e fora do comum também.E vou também ver esse site.
obrigado por partilhares.
Abraço para os açores.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Orlando, Obrigado pela tua visita e comentário, vale a pena visitar a página da Ulstein, além disso têm várias possibilidades de downloads.
Abraço e volta sempre,
Manuel

Unknown disse...

Olá boa tarde
vi o seu blogue do qual admirei bastante visto eu também ser um grande fã de navios, mas deixo uma pergunta, este navio ULSTEIN DX 541
é real ou é um protótipo?
Cumprimentos

Manuel Bettencourt disse...

Boas Viriato,

Obrigado pela visita e comentário!

Sim trata-se de um protótipo, pelo menos na altura do post era!

Abraço
Manuel