Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Um Gigante.

Imágen tomada a 18 millas náuticas.
Hoje pela manhã ao levantar a vista, vejo-me uma enorme silhueta no horizonte, LTodo dá-nos a sua filiação: trata-se do Emdem Maersk (2010 da serie Edimburg), um dos maiores portacon tenedores do mundo com 13.000 TEUs, só superado pelo seu irmão maior Emma Maersk (2007) com 14.000 TEUs. O nosso barco saiu desde Zeebrugge na Bélgica para Port Klang em Malásia, a onde espera chegar justo em um mês (via cabo Boa Esperança, não pelo canal de Suez). A sua enorme envergadura e a sua velocidade de cruzeiros 24 nodos é boa defesa de piratas.
(©) Eduardo Fernández, Málaga.
O desenho do Emden é mais avançado que o Emma, já que agora se situa a chimené com ponte auxiliar de manobra em popa e mais a proa a ponte de comando e alojamentos mais a proa (no caso do Emma se agrupa tudo em posição central). As cifras que para os próximos porta contenedores a construir falam de 18.000 TEUs, já que parece que se inicia a recuperação deste tipo de transporte.
Info: livejournal.com e Maersk.
(©) Copyright texto,imágen y capturas: Antonio Sáez, Tenerife.

Sem comentários: