Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Volcán del Teide, chega a Canarias.

(*) Con vestido nuevo (blanco), bajando por la ría de Santander.
(*) Cuatro diesel con un total de 33.600 Kw, que le permitieron obtener 28,4 nudos en pruebas de mar.Llegada en bonito contraluz.
O Volcán del Teide depois da sua apresentação em Huelva no passado dia 10, apresentação que atingiu grande difusão nos meios andaluces e nacionais, zarpó de Huelva essa mesma tarde sa as 1800h com destino a Gran Canaria.
O navio navegou umas duas horas a 25 nodos, reduzindo a sua marcha posteriormente a 20 nos, para evitar chegar a porto em horas de madrugada. Nestes momentos está atracado no cais Sta. Catalina, bem perto do AidaBlu, tal e como se pode ver na 3ª foto. Durante a jornada de hoje se permitira ao público a visita ao navio.
Expectativa en la llegada.
Infograma de H.J. Barreras. Txt Paulo Farinha.
(*) Piscina a bordo.
(*) Fotos cedidas por Naviera Armas.
(©) Copyright fotos: Javier y Saray Medina Súarez. (©) Foto central: Ayose Rubio, Gran Canaria.
(©) Copyright texto: Antonio Sáez, Tenerife.

8 comentários:

amg disse...

28kt's para um monstro destes... é uma performance fora-de-série!

oh! reparei agora! não é trimarã...
;p

Manuel disse...

Amigo António, um ferrie convencional com uma velocidade muito boa ( eu gosto de rapidez inteligente), quem devia ver este navio era os tipos da BTM que sugeriram navios catamarans e trimarans para o mar dos Açores, com velocidades como esta.
Um abraço e obrigado por participar,
Manuel

antonio sáez disse...

Adicionalmente, el combustible que utiliza el VdTd, es más económico que los HSC, al tratarse de un producto menos refinado (las máquinas del VdTd toleran producto con algo de S y asfalto). Los inyectores de los HSC son más exigentes.
Saludos.

amg disse...

caro sáez:
sabes dizer qual a periodicidade para manutenção ("mantinimento") destes motores?

antonio sáez disse...

Querido tocayo (de igual nombre):
Lamento decirte que desconozco la periocidad de las revisiones. Son cuatro motores Diesel de la marca MAN de 8400 KW C/u (total: 33600 Kw = 45000 hp). Saludos.

antonio sáez disse...

ampliando:
http://www.mandiesel.se/engines/FourStrokeMediumSpeedPropEngines.asp?model=L48/60B
en esta pag tienes las caracteristicas de consumo, rpm, etc. de estos motores marinos. Saludos.

DavdiB disse...

28 nos e´ ele vazio e com pouco combustivel em condiçoes normais (carregado pode baixar la para os 26 nos, mesmo assim nao e´ mau)

nao sei se sabem foi aprovado com votos contra do Ps o subsidio de 30€ por percurso (60 ida e volta) nas viajens Funchal/Portimao via Ferry na Assembleia da Republica.

Tecnicamente se houve uma ligaçao entre PontaDelgada/Continente via Ferry este subsidio tambem estaria valido .

Agora o interesante seria lutar para um subsidio futuro para as ligaçoes Funchal/PontaDelgada tanto via Ferry como via Aerea , estes subsidio tornaia as viajens mais apelativas incentivando as trocas comerciais entre a Madeira e os Açores


SR Manuel faça um post sobre este assunto dos subsidios do Ferry para podermos debater ideias

Manuel disse...

Amigo Davidb, boa ideia, vou começar atrabalhar no post, é um assunto com interesse.
Abraço,
Manuel