sexta-feira, 13 de maio de 2011

Exercício Militar "Açor 111"- Retracção de Forças

 De acordo com o plano operações terminou quarta-feira o Exercício Militar "Açor 111",  exercício que envolveu forças dos três ramos das Forças Armadas, totalizando 269 militares, 3 aeronaves, 1 corveta e várias viaturas, tendo decorrido entre  9 e 11 de Maio na Graciosa, e levado a cabo pelo Comando Operacional dos Açores, com a colaboração de algumas entidades civis entre elas a APTG, SA.
Este exercício foi enquadrado num cenário de baixa/média conflitualidade, consistindo num cenário em que a ilha estaria a ser alvo de diversas acções, levadas a cabo por uma unidade militar de cerca de 20 individuos que se teriam infiltrado na ilha de forma dissimulada. Na sequência deste cenário na 2ª-feira assistimos à chegada dos primeiros militares aero-transportados pelo helicóptero EH 101 Merlin, que  criaram um perímetro de segurança no porto com vista ao desembarque das restantes tropas vindas na corveta "Afonso Cerqueira", que ficou atracada no porto e onde se continuou a manter o perímetro de segurança a este local estratégico na operação, tendo também sido assegurada segurança em alguns locais considerados estratégicos na ilha. Supostamente 3ª-feira durante uma operação nocturna , o exercito teria neutralizado o inimigo, que se havia refugiado numa casa abandonada inserida numa zona arborizada. De acordo com o plano, ontem no porto da Graciosa assistimos à retracção das Forças após a bem sucedida operação militar, em primeiro lugar procedeu-se ao embarque das tropas na corveta e depois da largada desta era a vez de retirar os restantes militares do Exercito, tendo sido então utilizado o helicóptero EH 101 Merlin.
Estava assim concluído o Exercício Militar "Açor 111", que durante estes 3 dias originou imagens diferentes das habituais no Porto da Graciosa, deixo aqui algumas das minhas fotos e um vídeo, espero que gostem.
(©) Copyright fotos e vídeo: MM Bettencourt, Graciosa.
 

5 comentários:

Emanuel Sousa disse...

Boas Manuel, parabens pelas fotos estão muito boas, e o video tambem está muito bom.

Abraço: Emanuel Sousa

antonio sáez disse...

Agradecer a Manuel Mª la completa información facilitada sobre las maniobras realizadas.
Un abrazo.

Manuel Bettencourt disse...

Meus Amigos, Emanuel e António, Obrigado, era algo diferente que tinha que ser registado.
Emanuel com a falha no blogger, acabei por não incluir as tuas fotos, mas se tiver tempo hoje vou incluir, como forma de agradecimento pela tua simpatia.
Abraço
Manuel

João Gonçalves disse...

Parabéns Manuel Maria,
esse exercício animou muito a Graciosa. Vocês merecem. Sei que receberam muito bem as Forças Armadas, bem hajam todos os amigos da ilha branca.

Manuel Bettencourt disse...

Amigo João Gonçalves, é um Prazer voltar a "vê-lo" por aqui, falando apenas por mim foi um prazer assistir a este exercício, espero que o Comando Operacional dos Açores, volte a dar o prazer à ilha Branca de mais um exercício.
Um Grande Abraço extensivo a todos os elementos das Forças Armadas,
Manuel


P.s. vou enviar um mail com uma série de fotos estas e outras.