segunda-feira, 9 de maio de 2011

Forças Militares tomam de assalto o porto da Graciosa

O Comando Operacional dos Açores envolve, a partir de hoje , 269 militares num exercício, na Graciosa, que pretende treinar a componente operacional das forças militares numa intervenção em qualquer ilha do arquipélago e o apoio à protecção civil.
O exercício “AÇOR 111”, no âmbito da Defesa Militar, decorre até quarta-feira, tendo como enquadramento "um cenário de baixa/média conflitualidade", segundo o Comando Operacional dos Açores.
O AÇOR 111 vai envolver 269 militares dos Comandos das Zonas Marítima, Militar e Aérea dos Açores, três aeronaves e uma corveta, contando ainda com a colaboração de entidades civis "em alguns aspectos logísticos".
"O objectivo principal é exercitar a componente operacional para a intervenção em qualquer ilha e avaliar os planos de contingência", mas segundo o Comando Operacional dos Açores, "serão também exercitadas as forças militares no âmbito da salvaguarda da vida humana, nomeadamente no apoio às acções de protecção civil, aproveitando sinergias logísticas e operacionais. (jornal A União)
 Foi no âmbito do referido exercício "Açor 111", que  o porto da Graciosa foi hoje espectacularmente tomado de assalto por forças militares, este acontecimento trouxe sem qualquer tipo de dúvida um dia bastante diferente ao porto da Graciosa, onde o grande destaque vai certamente para o espectacular desembarque  de tropas aero-transportadas,  utilizando um helicóptero EH-101 Merlin , que aterrou nos terraplenos do porto. Um dia fantástico para mais tarde recordar, afinal isto não acontece todos os dias.
 Depois da operação do helicóptero EH-101 Merlin , foi a vez da corveta "Afonso Cerqueira", atracar e desembarcar mais militares, que tal como a primeira vaga encontrou um dia bastante chuvoso, alguns destes militares, formam um perímetro de segurança ao porto, onde na próxima 4ª-feira esperamos mais acção, novamente com a participação do  EH-101 Merlin. Farei o possível para vos trazer mais algumas imagens.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

14 comentários:

Tiago Neves disse...

BRUTAL! Sem palavras. Bela cobertura, deste raro acontecimento. É sempre bom ver as nossas tropas e navios em exercícios. Pode ser que para a próxima, já participe com um dos patrulhas dos novos a ajudar.

Cumprimentos!
Tiago Neves.
www.roda-do-leme.com

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Tiago, obrigado pela simpatia, andei com a máquina no empilhador à espera de captar algo fora do normal. Na 4ª feira teremos mais actividade no porto será o último dia do exercicio, veremos se consigo mostrar mais algumas imagens.
Abraço,
Manuel

EstivadoresAveiro disse...

Isso até parecia cenário de guerra, realmente um acontecimento fora do vulgar.
Abraço
Orlando Miguel08

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Orlando, de facto não todos os dias, veremos o que acontece amanhã, se as tropas nacionais conseguem eliminar o inimigo.
Abraço
Manuel

Emanuel Sousa disse...

Excelente trabalho Manuel!
Achei muito engraçado ver que o nosso porto afinal não dá as boas vindas apenas a pessoas vindas por meios maritimos mas tambem por meios aéreos. Espero que amanha tenhas oportunidade de registrar o exercicio no porto, vou tentar algumas fotos tambem.

Abraço: Emanuel Sousa

Paulo Farinha disse...

Creio que as "tropas" conseguirão neutralizar os inimigos das viagens de ferry transportando passageiros e carga rodada entre as ilhas açoreanas e previstas para a Madeira e Continente.
Um abraço
Paulo Farinha

Manuel Bettencourt disse...

Amigo farinha não sei não penso que serão precisos mais reforços, a tropas inimigas estão a dar muita luta heheh.
Abraço
Manuel

Amigo Emanuel, agora temos porto e heli-porto, penso que a tropas inimigas entraram pelo earodromo, e as tropas nacionais tiveram que tomar a ilha de assalto pelo porto.
bem agora mais a sério, já viste algum navio atracar num aeroporto? eu não.
Abraço,
Manuel

antonio sáez disse...

Muy buen trabajo, Manuel. Has aprovechado la formación militar que te dieron en la guarnición, en Angra.
No debes hacerte muy visible, no sea que te destinen a Afganistán.
Antonio

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Sáez, se amanhã eu fizer um post, é sinal que não fui destacado para o afeganistão heeh.
Abraço,
Manuel

barconauta_ disse...

Oh Manuel, o que é que você andou a fazer, para essa gente andar toda a procurá-lo? Onde é que você está, que eles andam armados!!
Tenha cuidado que eles parecem maus!
EhEh um abraço amigo! Boas fotos e uma "actividade" diferente antes da chegada do Express Santorini. Já agora quando passa cá o Viking?

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Ricardo, não sei o que fiz de mal, só sei que sou inocente, mas acho que eles não me vão apanhar, utilizo tecnicas de camuflagem muito evoluidas heheh
Quanto ao Hellenic Wind, passa pela 1ª vez a 15 de junho.
Um Abraço,
Manuel

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Ricardo, desculpa enganei-me na data pensava que te referias á Graciosa, em Lisboa não sei mas tentarei saber.
Abraço
Manuel

Augusto disse...

Grande repóter de guerra o Manuel.Bela cobertura da operação militar.Não vai ser interrogado e as fotos apreendidas?Esperamos que não!
Já agora especifique que tipo de forças eram essas,portugas eram porque se deslocaram em Heli e navio de guerra português.
A titulo de curiosidade,fui militar da Força Aérea e participei em 1980 num Exercicio aí na base das Lages.São giras estas operações que funcionam como autenticos teatros de guerra.
Abraço
Augusto(em Leixões)

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Augusto, estes eram tugas, os inimigos devem ter envadido a ilha pelo aerodromo, alguns são do quartel de Angra do Heroísmo, onde tive colocado, eu fiz serviço no exercito, somos mais duros e resistentes que os outros ramos das forças armadas heheheheh.
Hoje vai haver mais uma batalha no porto.
Um Abraço
Manuel