sábado, 27 de agosto de 2011

Ferry "Atlantida" preparado para partir dos ENVC

Tal como havia surgido em vários orgãos de comunicação social, o ferry Atlântida está de partida hoje dos ENVC, rumo ao porto de Lisboa, como podemos observar no programa Localizatodo. Agora a grande dúvida será saber qual o seu destino definitivo, falando-se em armadores Russos e nacionais, havendo mesmo quem afirme que o destino será os Açores, algo que na minha opinião será muito pouco provável. Interessante o facto de o portal do porto de Lisboa ainda não constar qualquer informação relativa a esta chegada, o que prova que esta é uma viagem envolta em grande secretismo. Espero sinceramente que seja uma solução boa para os ENVC.
(©) Copyright imagens: Captura do progr. Localizatodo.
Reedição do post- 28 Agosto
Atlântida em Lisboa e na viagem atingiu os 18,9 nós!!!
O ferry "Atlântida"  chegou hoje dia 28 de Agosto, ao porto de Lisboa,  aliás à hora (9 horas Açores)que escrevo este esta reedição do post vejo no programa Localizatodo o "Atlântida", manobrando para atracar no Alfeite.
Não me foi possível acompanhar a viagem, mas alguns Amigos meus fizeram-no e dizem-me que o programa Localizatodo registou uma velocidade de 18,9 nós numa determinada altura ao largo de Matosinhos, mas por pouco tempo, depois desse registo a velocidade registada pelos meus Amigos ficou-se pelos 15 nós. Já ontem ainda antes da viagem  o Amigo do "Link", deixava um alerta em relação à velocidade do "Atlântida", que poderia atingir os 18 nós em virtude de uma nova pintura no casco submerso feita em silicone, que poderia contribuir para um aumento da velocidade.
No portal do porto de Lisboa no registo de entradas consta que o Atlântida parte em Setembro para Alto-Mar, enfim ficamos certamente todos curiosos para perceber como acaba esta complexa história.
Independentemente do futuro do navio, acho que toda esta história devia levar a uma profunda reflexão de todos nós, para que situações destas não voltem a acontecer, mas não sei porquê acho que vão continuar e não é preciso ser bruxo.

19 comentários:

Anónimo disse...

O Anónimo do link:

Eu quero saber quem é que vai preso quando ele navagar a mais de 18 nós
com o novo revestimento de silicone no casco submerso!

Abraço

Manuel Bettencourt disse...

Boas, caro visitante neste País ninguem vai preso por histórias como esta do Atlantida e também ninguem é demitido enfim...
Agora se o que dizes é verdade então porque diabo não pintaram o casco com silicone na altura dos testes de mar e tinham resolvido a questão da velocidade?
Abraço,
Manuel

FranciscoM disse...

Mas alguém acha que o problema é só a velocidade ?

Então e os problemas com os motores, geradores, calado ? Não contam ?

Veja aqui este resumo:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=610479&page=2

Claro q este navio n serve ninguém, e o governo regional n é obrigado a pagar um navio defeituoso apenas porque os ENVC têm um passivo de 200 milhões de Euros.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Francisco, Obrigado pelo comentário e pelo link, já vou dar uma vista de olhos.
Amigo Francisco, eu nunca gostei muito deste tema do Atlântida por ser um pouco complicado, se digo algo sobre o navio pode ser entendido como uma critica ao estaleiro, se defender o estaleiro posso ser entendido como estando contra o Gov, e tendo em conta que trabalho indirectamente para a SRE, bem é melhor não dizer tudo o que penso.
Eu sei que existem problemas para além da velocidade, tal como o calado.

Um Abraço,
Manuel

Rui Carvalho disse...

Caro MMB

Será interessante veres o artigo de página inteira publicado no Diário de Notícias de Sexta-feira 26 de Agosto, pág. 10. sob o título TRIBUNAL "AFUNDA" ARMADOR AÇORIANO, e AÇORES JÁ GASTARAM 22 MILHÕES MAS "VÊEM NAVIOS" DOIS ANOS DEPOIS.
Faço um scan e depois mando-te pelo mail.

Abraço

ErrE

Anónimo disse...

Anónimo do link

Se podemos confiar no AIS do Navio neste momento ele navega ao lago de Matozinhos a 18.9 nós

Mas a velocidade foi a desculpa encontrada, para explicar o não tem explicação nenhuma!

Resumindo o problema passou:
Pelo Armador que comprou um projecto defeituoso

Pelos estaleiros que em vez de se recusarem a construir resolveram os problemas do projecto

Vejam o que fez a Damen!

Tudo o resto sao politiquices e intereces economicos envolvidos
nao querendo defender nem acusar ninguem, perguntem a voces mesmos quem e que ficou a ganhar com a não entrega dos navios!

Eu so sei que os Açoreanos não foram muito menos os tabalhadores dos estaleiros

Manuel Bettencourt disse...

Amigo do link ( permite que te trate assim) como já disse não me sinto a vontade para dizer aquilo que penso sobre tudo isto, mas resumindo digo aquilo que dizes "ninguem vai preso?".
Enfim esta é uma história triste para todos nós e como sempre quem se lixa é o mexilhão os outros esses estão todos mui bien.
Vou tentar seguir o Atlantida mas estou com problemas na net.
Um Abraço

Manuel

Amigo ErrE envia que Agradêço
Abraço,
Manuel

Rui Carvalho disse...

Caro MMB

Por curiosidade fui ver ao Localizatodo.

Última posição do Atlântida:

Data: 27/8/2011 20:37:25
Latitude: 40.6236
Longitude: -9.349
Velocidade: 15.2
Rumo: 201.7

A velocidade é estonteante, devem estar a poupar no fuel.

Abraço

ErrE

Manuel Bettencourt disse...

Amigo ErrE, eu estou bem á rasca com a net, não estou a conseguir caça-lo mas vou tentar.
Abraço
Manuel

FranciscoM disse...

A questão é saber qual a velocidade constante do navio, que ronda 15 nós. Agora diga-me qual a carga q o navio leva ? E se o navio estivesse lotado?

Anónimo disse...

Bom dia!

So mesmo por curiosidade fui ver a rota do Atlantida e de facto ele navegou acima dos 18 nós durante algum tempo

Data: Sábado 27/Ago/2011
Hora: 19:10:57

Veloc.média: 17.4Nós
Rumo médio: 229º

Coordenadas aproximadas.
Latitude: N41º13'33"
Longitude: W9º00'49"

Data: Sábado 27/Ago/2011
Hora: 19:16:39

Veloc.média: 18.9Nós
Rumo médio: 209º

Coordenadas aproximadas.
Latitude: N41º12'21"
Longitude: W9º02'22"

Data: Sábado 27/Ago/2011
Hora: 19:53:41

Veloc.média: 18.7Nós
Rumo médio: 201º

Coordenadas aproximadas.
Latitude: N41º01'44"
Longitude: W9º08'28"

Quanto a questao de ele estar carregado ou nao, o peso de um navio é +/- constante, quando embarca carga descarrega lastro
Acho que nao esrou a dizer nenhum disparate se estiver agradecia a correçao por alguem mais entendido

Agora de pouco adianta se ele navega mais ou menos veloz!
Que tenha sucesso e que consigam resolver o problema de uma vez por todas

Eu espero o momento em que regresse aos Açores de ferias e poder encontar um navio "nosso"! o ano inteiro! mas acho ja nao vai ser no "meu tempo"



Abraço

Manuel Bettencourt disse...

Boas Francisco, isto é dificil de perceber porque como não temos muita informação e eu como calculas não percebo de construção naval, não posso dizer grande coisa, eles podem ter feito um teste naquele período de tempo, pode ser resultado da tal pintura enfim cada vez percebo menos.
Abraço,
Manuel

Caro visitante, Obrigado pelo seu registo agradêço-lhe muito.
O que me apetece dizer e á minha maneira é "alguem devia levar um bom par de estaladas por gozarem com o povo e brincarem com o nosso dinheiro" mas como sempre quem se lixa são os pequenos os outros esses estão bem e a rir, pobre País.

Um Abraço,
Manuel

Bruno Rodrigues disse...

Penso que era este o artigo do DN que procuravam:
http://www.recortes.moptc.pt/getpdf.asp?id=512321

O site é aliás interessante (http://www.recortes.moptc.pt/) virado para a temática dos transportes.

abraço

Manuel Bettencourt disse...

Obrigado Amigo Bruno, atento e informado como sempre.
Bem parece que vou ter o Santorini e Hellenic em 2012 mas já calculava.

Bem quanto ao resto da história nada me surpreeende, basicamente já se sabia isto, mas é melhor estar calado.
Um Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Só por aqui passei para dizer ao Francisco M. que nos seus mais de 100 anos de história os ENVC construíram mais de 200 embarcações. Todas elas estão a navegar e, até aparecer a Atlânticoline, não havia queixas sobre a qualidade das embarcações que é reconhecida mundialmente. A Atlânticoline portou-se mal, muito mal, e foi o golpe de misericórdia numa das empresas mais emblemáticas do nosso país.Eu já vi o navio e, pode crer, a população dos Açores ficaria dotada com um luxo de embarcação.
Uma vianense

Manuel Bettencourt disse...

Cara Visitante, Obrigado pela sua visita e comentário.
Penso que o amigo Francisco apenas fez uma observação em relação ao navio e não aos estaleiros, sabe bem que esta é uma "história" complexa.

Este tema do Atlântida têm sido tratado com cuidado por este humilde blog, a determinada altura achei que seria melhor evitar este tema, porque jamis seria minha intenção neste blog pôr em causa o Brio profissional dos trabalhadores do Estaleiro.

Na minha opinião existem culpados e serão certamente pessoas envolvidas neste processo, penso que nunca saberemos a verdade. Gostava que nos Açores tivessemos um ferry a navegar todo o ano e já agora construído em Portugal e nos ENVC, seria um simbolo de união entre Viana e os Açores, infelizmente assim não aconteceu.

Um Abraço,
Manuel

FranciscoM disse...

Caro anónimo, os Açores precisam é de um navio rápido, seguro, fiável e com boa capacidade de carga. O Atlantida não tem nada disso. Infelizmente ouço muita gente a falar sempre na questão luxo/açorianos. Parece que ideia é: coitadinhos dos pobrezinhos dos açorianos que não quiseram receber um navio com aquele luxo.

Ouve erros de parte a parte. O Governo Regional errou na escolha dos projectistas, os Estaleiros erraram pois ao aceitaram o projecto ficaram compremetidos com o mesmo, não podendo exigir que o cliente aceitasse aquilo que não acordou.

Anónimo disse...

Desculpem voltar a reactiver este topico mas se o Atlantida foi projectado por um gabinete russo,

quem é que projectou os dois ferrys que a DAMEN se recusou construir por ser impossivel comprir os pressopostos do contrato?

Teria sido o memo?

Manuel Bettencourt disse...

Caro Visitante, noutro post falava sobre os russos da Petrobalt e Vyborg e sobre as minhas duvidas e continuo com elas a sua pergunta também é a minha quem diabo fez o projecto do Atlântida e já agora também esse que refere, será que alguem nos diz? não me parece vai se lá saber porquê, porque ninguem fala na comunicação social do nome do grande artista?
Abraço
Manuel