sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Porto da Praia da Vitória, simula atentado terrorista

 

 O Porto da Praia da Vitória,  foi palco no dia 31 de Outubro, de um exercício de simulação de ameaça terrorista dirigida aos passageiros de um navio de cruzeiros. O exercício denominado de,  "Cruzeiro da Vitória 2012",  insere-se no âmbito do Plano de Protecção do Porto Oceânico da Praia da Vitória,  e visou testar a adequação dos procedimentos definidos no Plano de Protecção, no âmbito do Código ISPS (International Ship and Port Facility Security Code).
O referido exercício pretendeu testar alguns dos  seguintes pontos: Circuitos de comunicação, capacidade de detecção de engenhos explosivos de forma expedita pelos trabalhadores do porto, articulação entre diferentes Autoridades, articulação entre a Autoridade Portuária e os serviços de socorro, etc. Nesse sentido várias entidade participaram no referido exercício tais como: Autoridade Portuária, Autoridade marítima, GNR, PSP, SEF, Alfândega, Protecção Civil da Praia da Vitória, Bombeiros, Delegado de Saúde e Hospital.
O exercício  consistiu na simulação de uma explosão que teria provocado um morto e dois feridos entre os passageiros do navio de cruzeiros, outro engenho seria desactivado pela PSP.
(©) Copyright fotos: Carlos Medeiros, Praia da Vitória. Web: http://olhares.sapo.pt/Medeiros





Sem comentários: