sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Portos dos Açores, SA, contrata Piloto de Barra para o Porto da Graciosa

 © Copyright fotos: 1ª MM Bettencourt; 2ª António Raposo.
A empresa, Portos dos Açores, SA, contratou um Piloto de Barra para o Porto da Graciosa. Tratava-se de uma antiga aspiração de alguns sectores da ilha,  e de uma promessa governativa. Lembro que o serviço de Pilotagem na Graciosa era exercido, e continuará até findo o período de formação,  pelo efectivo residente no Porto da Praia da Vitória, deslocando-se estes profissionais à ilha conforme as necessidades do porto.
"As funções de trabalho do piloto remontam-se á Grécia Antiga e aos tempos dos romanos, quando capitães experientes principalmente pescadores, ajudavam os navios a entrar nos portos em segurança para efectuarem as suas trocas comerciais. “A actividade da pilotagem é o serviço público que consiste na assistência técnica aos comandantes das embarcações nos movimentos de navegação e manobras nas águas sob soberania e jurisdição nacionais, de modo a proporcionar que os mesmos se processem em condições de segurança"
O Piloto é um profissional, certificado como Oficial Náutico da Marinha Mercante, que desempenha as funções de conselheiro do Comandante dum navio, na condução segura do mesmo em águas restritas dum porto de escala”.(©) Copyright texto: APIBARRA.

Sem comentários: