Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 30 de setembro de 2014

"Atlântida", parte amanhã rumo à West Sea

O ferry, "Atlântida", tem a partida prevista do arsenal do Alfeite, até à West Sea, subconcessionária dos ENVC, onde foi construído, para as 2h30 de amanhã dia 1 de Outubro. Adquirido recentemente pela Mystic Cruises, empresa internacional do Grupo Douro Azul, por 8,7 milhões de euros aos ENVC,  será transformado para efectuar cruzeiros de luxo na Amazónia. Nesse sentido será dotado de 76 camarotes duplos, com capacidade para 156 passageiros e 100 tripulantes. A sua reconversão está avaliada em 6 milhões de euros, estando previsto começar a operar em 2016.
Espero que o navio e a sua nova empresa tenham o maior sucesso, e que termine definitivamente esta "novela" demasiado triste.
© Copyright imagem: Mystic Cruises.
Captura do programa Marinetraffic.

25 comentários:

cacra disse...

Para os ex- funcionários dos ENVC que agora trabalham para a West Sea deve ser complicado terem de trabalhar novamente no navio...já tinha sido modificado para a Venezuela...agora outra vez... a ver se esta novela tem um final finalmente!!

Cumprimentos

Cláudio

Manuel Bettencourt disse...

Boas Cláudio,

Eu espero que acabe aqui esta história triste, que o navio e os estaleiros tenham sucesso assim como a empresa que o comprou.
Entretanto espero que acabe também aquelas ofensas aos Açores, que se façam criticas a quem realmente esteve envolvido concordo, mas não foi todos os açorianos como muitos gostam de referir!

Esta história não envolve apenas a Atlânticoline e os ENVC, envolve outras empresas nacionais e ouras não!

Cumprimentos
Manuel

CAP CRÉUS disse...

Miséria...
Boa sorte!

Anónimo disse...

O Atlantida vai ser rebaptizado como "Viking Amazónia".
Vai ser cortado em dois para inserir uma nova secção de 20mt (o termo técnico é um jamboizing). Esta nova secção vai alojar 36 camarotes.
As portas de costado vão ser retiradas ( rampa da popa, e de BB),
os apêndices (caixotões) ao longo do costado também serão retirados. Claro está que o cardeck vai ser desmantelado e transformado em camarotes.
No deck superior vai ser construída uma piscina.
O projeto está feito e já foi entregue ao estaleiro.

Manuel Bettencourt disse...

Caro visitante,

Obrigado pela informação!
Interessante, a colocação de uma secção deve ser uma operação bem engraçada de ser apreciada!

Cumprimentos e volte sempre
Manuel

Anónimo disse...

Atlantida esta com dificuldade em chegar a Viana do castelo

Mario ferreira ja se queixou da completa falta de manutenção do navio durante 3 anos no alfeite!

O Navio traz umas valentes toneladas de Ostras, mexelhões e todo tipo de crustaceos agarrados ao casco

E ja teve duas paragens completas de um dos motores!

Durante 3 anos o navio nunca foi posto a funcionar!

Manuel Bettencourt disse...

Caro visitante,

Nunca foi posto a trabalhar??? Imaginava eu que fosse colocado a funcionar regularmente!

Obrigado pela informação!

Cumprimentos
Manuel

cacra disse...

Caro Manuel.

Como é óbvio os Açorianos não têm culpa!
Infelizmente aqui no continente criou-se essa ideia...não se soube distinguir as empresas/ governos responsáveis pela novela e os cidadãos Açorianos que nada têm a haver com o assunto, ficando assim prejudicados sem terem um ferry a operar entre as ilhas durante todo o ano.

Cumprimentos

Cláudio

Manuel Bettencourt disse...

Pois Cláudio, o problema foi esse!
Toda esta história é o espelho do que acontece no nosso país!Quem se lixou foi os trabalhadores dos ENVC e os açorianos que não tem um serviço ferry permanente, quanto aos "bigs" estão bem e de saúde !
Olha já agora aquela primeira imagem acompanhava uma entrevista do pr da Petrobalt sobre a sua empresa. Infelizmente já não encontro a entrevista no habitual link!

Cumprimentos
Manuel

Anónimo disse...


Pois é Manuel foi o próprio presidente dos ENVC que confirmou isso

Durante 3 anos o navio foi limpo luburificado mas nunca foi posto a trabalhar "por estar atracado ao cais"
Disse ele!

Manuel tenho contacto a bordo do Atlantida e a viajem esta a ser uma aventura todos ja so querem que navio chegue por ele a viana
Foram precisos 5 mergulhadores a trabalhar desde Domingo para limpar as entradas das caixas de mar. são entradas de agua no casco do navio que servem para refrigerar os motores e toda a maquinaria, estavam completamente entupidas com ostras e outros crustácios!

Os Pod´s azimutais do navio tambem estavam completamente bloqueados com ostras algas e outras porcarias

depois de tudo limpo Os tecnicos da siemens demoraram 8 horas a por os motores e toda a maquinaria a funcionar quando normalmente demorariam 8 minutos!

Enfim desde que saiu dos ENVC para o Alfeite gastaram 500 mil euros por ano a limpar o pó ao navio e pouco mais o Atlantida estava completamente abandonado á sua sorte!

So sepero que o navio chegue são e salvo a Viana do Castelo

Ele vem la na sua ardua viajem neste momento ao largo de Vila do Conde a 5.1 nós

Va la ja so faltam umas 20 milhas!

Uma completa vergonha!
O Navio não merecia ser tratado assim e estes gestores deviam ser processados!
E ja agora podiam oferecer as ostras que o Atlantia trás ao presidente dos ENVC, podia ser que ele apanhasse uma valente diarreia!

Abraço.

Anónimo disse...

Terra a vista

Atlantida prepara-se para entrar na bacia do porto de viana
rumo aos estaleiros da west sea!

Benvindo a casa!

PS; Sera que as ostras tem perolas?


Manuel Bettencourt disse...

Boas caro visitante,
Alguém sabe dizer se nesta altura existe mais navios no estaleiro?
Abraço
Manuel

Anónimo disse...

sim neste momento estão dois navios no estaleiro
o Sable sea IMO: 7516876 ,
para reconverção de navio de apoio a plataformas petroliferas para navio de apoio a parques eolicos no mar

e o Rose Brook IMO: 9101534 para manutenção de rotina!

Manuel desde que o estado saiu dos ENVC a coisa começou a funcionar e a west sea vai acabar os primeiros 6 meses de operção com 20 navios reparados ou reconvertidos e com lucro!

CAP CRÉUS disse...

Nunca imaginei que não colocassem o Navio a funcionar...
Incúria de todo o tamanho a gozar com toda a gente.
Obrigado pelas informações!

Anónimo disse...

Atlantida ja se enconta seguro em doca seca!

vai começar a verdadeira tarefa de avaliar a dimenção da falta de manutenção do navio!

Caro Manuel Gostas de ostras de mexilhões e outros crustácios?

eu posso pedir aos amigos que agora trabalham na Westsea para guardar alguns! hehehehe
estou a brincar! eu não quero que fiques doente!

Hoje é o primeiro dia do novo Atlantida ou do viking Amazonas como disse o amigo atras
Hoje é o dia de não se falar mais do passado e celebrar o nascimento de um novo navio!

Abraço!

Anónimo disse...


Fotos: Atlantida entrando na doca seca da westsea.

http://radiogeice.com/fm/wp-content/uploads/2014/10/atlantida3.jpg

http://radiogeice.com/fm/wp-content/uploads/2014/10/atlantida-2.jpg

Imagens da Radio Geice de Viana do Castelo

Manuel Bettencourt disse...

Caro visitante Obrigado pelos links!

Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Isso de estar 3 anos sem trabalhar é treta. Quando é que ele foi para o Alfeite? Só deixou de ser posto a trabalhar a partir dessa data. A culpa não é dos ENVC.

Manuel Bettencourt disse...

http://oportodagraciosa.blogspot.pt/search?updated-max=2011-08-27T22:51:00Z&max-results=20&start=26&by-date=false

Boas, dia 28 Agosto de 2011, foi quando chegou a Lisboa.

Abraço
Manuel

Anónimo disse...

Reportagem RTP
Atlantida

Mario Ferreira afirma que nem um Euro gastaram na manutenção do navio

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=771127&tm=8&layout=122&visual=61


Abraço!

Luis Miguel Correia disse...

Fiz a viagem nº 01 do navio de passageiros ATLÂNTIDA e devo dizer que foi uma experiência inesquecível e muito positiva. Alguns dos comentários anteriores exageram ou pecam por falta de rigor. Não confirmo que o navio se irá chamar VIKING AMAZONIA, nem que vá receber uma nova secção de 20 metros. Os planos que vi incluem muitas alterações e benfeitorias mas não o acrescento de uma secção central, mas há decisões ainda em aberto. A navegação a 5 nós a N de Leixões não se deve a qualquer limitação técnica mas ao ajustamento do ETA a Viana para as 8H30 a coincidir com a Preia Mar e a entrada logo na Doca 1. Para já aqui fica uma primeira impressão: a bordo do paquete ATLÂNTIDA tudo indica uma muito elevada qualidade de construção e um nível de luxo e requinte desajustado para o serviço inter-ilhas e ao mesmo tempo manifestações de algum mau gosto na decoração dos interiores. É fácil concluir-se que a nível dos equipamentos a bordo do ATLÂNTIDA é tudo do bom e do melhor. A construção é aprimorada, não vi uma soldadura desalinhada da anterior, por exemplo, coisa rara nos dias de hoje mesmo relativamente a navios de cruzeiros saídos dos melhores estaleiros da Europa...

Luis Miguel Correia disse...

Desembarquei ontem de bordo do ATLÂNTIDA e vou publicar as impressões de viagem e do navio aqui: http://lmcshipsandthesea.blogspot.pt/2014/10/o-renascimento-do-atlantida.html

Manuel Bettencourt disse...

Caro Sr. Luís Miguel Correia,

Obrigado pela sua participação no espaço dos comentários, estarei atento ao seu blog para acompanhar o renascimento do navio!

Cumprimentos
Manuel

Anónimo disse...


Caro Luis Miguel Correia


Como se portou o Navio a nível de ruídos e vibrações?

Olhe que o Amigo Manuel deve conhecer quem escolheu a decoração do navio.....

hehehehe

Luis Miguel Correia disse...

Em termos de vibrações e ruidos o ATLÂNTIDA portou-se lindamente, a propulsão é diesel-electrica, muito melhor que o "irmão" LOBO MARINHO...