sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Acidente no Porto de São Roque do Pico - Peritagens Técnicas


COMUNICADO DE IMPRENSA

A Portos dos Açores, S.A. e a Transmaçor – Transportes Marítimos Açorianos, Lda. informam que no seguimento da decisão de proceder à peritagem aos equipamentos danificados a semana passada nas infraestruturas portuárias de São Roque do Pico e da Madalena está já nesta ilha o Professor Alfredo Santos, do ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa), antigo investigador do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), para realização de trabalho de avaliação nos locais dos sinistros.

A deslocação deste perito aos Açores ocorre três dias depois da chegada ao Pico de um dos maiores especialistas de Portugal em obras marítimas, ao nível da consultadoria de engenharia portuária e hidráulica marítima, bem como na área de projeto – técnico que neste âmbito é profundo conhecedor da realidade açoriana –, Eng.º Morim de Oliveira, que tem vindo a fazer estes dias, igualmente, a sua análise da situação.

Em causa está o apuramento das razões do acidente ocorrido na noite de sexta-feira em São Roque do Pico, que resultou no falecimento de um passageiro que viajava entre as ilhas São Jorge e Faial a bordo do navio “Gilberto Mariano”, bem como a origem dos problemas verificados no Terminal Marítimo ‘João Quaresma’, da Madalena do Pico, onde na quinta-feira da última semana dois outros cabeços de amarração foram danificados.

Já no passado sábado, dia 15, dois técnicos da empresa pública Portos dos Açores, S.A., com competências profissionais nas áreas da engenharia civil e da engenharia naval, estiveram em São Roque do Pico, para uma primeira análise da estrutura que cedeu.

Horta, 21 de novembro de 2014

Portos dos Açores, S.A. e
Transmaçor – Transportes Marítimos Açorianos, Lda.

Sem comentários: